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quinta-feira, 26 de agosto de 2010

PMBOK

Project Management Body of Knowledge


          O PMBOK (Project Management Body of Knowledge) é um conjunto de práticas de gerência de projetos publicado pelo PMI (Project Management Institute) constituindo sua base de conhecimento em gerência de projetos. Estas práticas são apresentadas na forma de um guia, chamado Guia PMBOK, com primeira publicação em 1987 numa tentativa de documentar e padronizar práticas e informações aceitas como gerenciamento de projeto. Sua 1ª versão oficial foi lançada em 1996 , e sua versão atual (PMBOK 4) teve lançamento em 2008.
          Na versão atual, foram excluídos 2 processos, 2 foram adicionados e 6 foram reconfigurados em 4 processos na Área de conhecimento em gerenciamento de aquisições do projeto.
          O Guia fornece e promove um vocabulário comum para se discutir, escrever e aplicar o gerenciamento de projetos possibilitando o intercâmbio eficiente de informações entre os profissionais de gerência de projetos. Ele é baseado em processos e subprocessos para descrever de forma organizada o trabalho a ser realizado durante o projeto. Essa abordagem se assemelha à empregada por outras normas como a ISO 9000 e o CMMI. Os processos descritos se relacionam e interagem durante a condução do trabalho. Na versão 2004 do guia, é citado 44 processos agrupados em cinco grupos e nove áreas de conhecimento.

Projetos e seu Gerenciamento

          Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Temporário não significa necessariamente de curta duração, mas sim que um projeto possui um início e um término definidos. Isso distingue o projeto dos trabalhos operacionais de natureza contínua.
          O gerenciamento de projetos consiste na aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas adequadas às atividades do projeto, a fim de cumprir seus requisitos.
           As nove áreas de conhecimento do PMBOK caracterizam os principais aspectos envolvidos em um projeto e no seu gerenciamento: Integração, Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicações, Riscos, Aquisições.
         Escopo, Tempo, Custos e Qualidade são os principais determinantes para o objetivo de um projeto: entregar um resultado de acordo com o escopo, no prazo e no custo definidos, com qualidade adequada. Recursos Humanos e Aquisições são os insumos para produzir o trabalho do projeto. Comunicações e Riscos devem ser continuamente abordados para manter as expectativas e as incertezas sob controle, assim como o projeto no rumo certo. E Integração abrange a orquestração de todos estes aspectos.

Processos do gerenciamento de projetos

         A aplicação dos conhecimentos requer a adoção eficaz de processos apropriados. Cada área de conhecimento abrange diversos processos no gerenciamento de projetos.
          Um processo é um conjunto de ações e atividades inter-relacionadas que são executadas para alcançar um objetivo. Cada processo é caracterizado por suas entradas, suas ferramentas e técnicas que podem ser aplicadas, e suas saídas resultantes.
          Os cinco grupos de processos de gerenciamento de projetos são:
                           1. Iniciação
                           2. Planejamento
                           3. Execução
                           4. Monitoramento e Controle
                           5. Encerramento

          Os grupos de processos de gerenciamento de projetos têm grande correspondência com o conceito do Ciclo PDCA (Plan - Do - Check - Act): Planejar - Fazer - Verificar - Agir. O grupo de Planejamento corresponde ao Planejar; Execução, ao Fazer; e Monitoramento e controle englobam Verificar e Agir. E como a natureza dos projetos é finita, o PMBOK ainda caracteriza os grupos de processos que iniciam (Iniciação) e finalizam (Encerramento) um projeto.
          Para os 42 processos de gerenciamento de projetos do PMBOK, a matriz a seguir provê uma visão quantitativa da distribuição dos processos pelas áreas de conhecimento e pelos grupos de processos.
          Pelo diagrama é fácil perceber algumas características lógicas dos processos de gerenciamento de um projeto. Praticamente todas as áreas de conhecimento são abordadas nas atividades de Planejamento e de Monitoramento e Controle.


 

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