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quinta-feira, 22 de julho de 2010

CobiT


O Control Objectives for Information and related Technology (CobiT) é um guia de princípios (boas práticas) para orientar gestores de TI, que foi criado e mantido pela Information Systems Audit and Control Association (Isaca), através de profissionais que atuam nas áreas de auditoria, segurança e governança de TI. O seu objetivo é auxiliar na adoção das boas práticas de mercado como o Information Technology Infrastructure Library (ITIL) e normas ISO para que a TI possa responder às necessidades dos negócios com transparência e eficiência.
Apresentado como um framework, ele traz uma série de recursos que podem ser adotados como modelo de referência para gestão de TI, tais como: sumário executivo, controle de objetivos, mapas de auditorias, ferramentas para implementação e passo-a-passo de técnicas de gerenciamento.
Muitas organizações brasileiras públicas e privadas estão sendo pressionadas a usar CobiT. Um dos exemplos é o Banco Central e o TCU que adotaram esse modelo em seus programas de auditoria. O uso do CobiT é recomendado por ser considerado o meio mais apropriado para otimizar os investimentos de TI, melhorando o retorno sobre o investimento (ROI) percebido, fornecendo métricas para avaliação dos resultados.
O CobiT independe das plataformas de TI adotadas nas empresas, tal como independe do tipo de negócio e do valor e participação que a tecnologia da informação tem na cadeia produtiva da empresa.
Além de ajudar os profissionais no dia-a-dia, o CobiT pode ser usado como material de consulta pelos que pretendem se candidatar à nova certificação da Isaca, criada para testar o conhecimento em governança de TI, que é o Certification in the Governance of Enterprise IT (CGEIT). O selo CGEIT foi lançado no mercado global no começo de 2009 e já credenciou pouco mais de 200 profissionais ao redor do mundo. Entre estes cerca de 40 brasileiros. No Brasil, a maior procura pelo selo é de talentos dos segmentos financeiros e de governo. Podem concorrer ao título de CGEIT somente os profissionais que têm bagagem em governança de TI, ou seja, é preciso ter no mínimo 5 anos de experiência comprovada na área. Entre os requisitos, está o domínio em CobiT, além de conhecimento em outros padrões do mercado.

Estrutura do CobiT

O CobiT é estruturado em quatro domínios, os quais possuem 34 processos. Os domínios são descritos a seguir:

    1. Planejar e Organizar

O domínio de Planejamento e Organização cobre o uso da informação e da tecnologia. Com isso, ele pode ser usado para que a empresa atinja seus objetivos e metas. Ele também salienta que a forma organizacional e a infra-estrutura da TI devem ser consideradas para que se atinjam resultados ótimos e para que se gerem benefícios do seu uso.

Processos: Planejar e Organizar
PO1
Definir um Plano Estratégico de TI
PO2
Definir a Arquitetura de Informação
PO3
Determinar o Direcionamento Tecnológico
PO4
Definir os Processos, Organização e Relacionamentos de TI
PO5
Gerenciar o Investimento em TI
PO6
Comunicar as Diretrizes e Expectativas da Diretoria
PO7
Gerenciar os Recursos Humanos de TI
PO8
Gerenciar a Qualidade
PO9
Avaliar e Gerenciar os Riscos de TI
PO10
Gerenciar Projetos

2.        Adquirir e Implementar

O domínio de Adquirir e Implementar cobre a identificação dos requisitos de TI, a aquisição de tecnologia e a implementação desta dentro dos processos de negócio da companhia. Esse domínio também lida com o desenvolvimento de um plano de manutenção que a companhia adota para prolongar a vida do sistema de TI e de seus componentes.


Processos: Adquirir e Implementar
AI1
Identificar Soluções Automatizadas
AI2
Adquirir e Manter Software Aplicativo
AI3
Adquirir e Manter Infra-estrutura de Tecnologia
AI4
Habilitar Operação e Uso
AI5
Adquirir Recursos de TI
AI6
Gerenciar Mudanças
AI7
Instalar e Homologar Soluções e Mudanças

3.         Entregar e Dar Suporte

O domínio de Entregar e Dar Suporte foca aspectos da entrega da TI. Cobre a execução de aplicações dentro do sistema de TI e seus resultados, assim como o suporte dos processos que habilitam a execução de forma eficiente e efetiva. Esses processos de suporte também incluem questões de segurança e treinamento.

Processos: Entregar e Dar Suporte
DS1
Definir e Gerenciar Níveis de Serviço
DS2
Gerenciar Serviços de Terceiros
DS3
Gerenciar Capacidade e Desempenho
DS4
Assegurar Continuidade de Serviços
DS5
Assegurar a Segurança dos Serviços
DS6
Identificar e Alocar Custos
DS7
Educar e Treinar Usuários
DS8
Gerenciar a Central de Serviço e os Incidentes
DS9
Gerenciar a Configuração
DS10
Gerenciar os Problemas
DS11
Gerenciar os Dados
DS12
Gerenciar o Ambiente Físico
DS13
Gerenciar as Operações

4.       Monitorar e Avaliar

O domínio de Monitorar e Avaliar lida com a estimativa estratégica das necessidades da companhia e avalia se o atual sistema de TI atinge os objetivos para os quais ele foi especificado e controla os requisitos para atender objetivos regulatórios. Ele também cobre as questões de estimativa, independentemente da efetividade do sistema de TI e sua capacidade de atingir os objetivos de negócio, controlando os processos internos da companhia através de auditores internos e externos.

Processos: Monitorar e Avaliar
ME1
Monitorar e Avaliar o Desempenho
ME2
Monitorar e Avaliar os Controles Internos
ME3
Assegurar a Conformidade com Requisitos Externos
ME4
Prover a Governança de TI


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